Novo ano letivo, novos desafios para a gestão escolar, sobretudo para quem comanda escolas com alta rotatividade de professores. “O primeiro grande desafio é o acolhimento desses novos professores, garantindo que eles se sintam pertencentes à escola. Como existe essa grande movimentação, muitos chegam sem conhecimento da identidade, contexto e cultura da escola”, afirma Ana Élen Moitinho, diretora do colégio CEF 15 do Gama.
Além desse acolhimento socioemocional, os novos docentes precisam tomar conhecimento do regimento da escola, do Projeto Político Pedagógico (PPP), das rotinas de formações, dos projetos em andamento e do perfil dos alunos, entre outros aspectos. Em muitos casos, até a própria prática pedagógica é algo que precisa ser apresentado, a depender dos novos docentes – a escola do DF, por exemplo, costuma receber muitos professores recém-formados.
“Em meio a isso tudo, o gestor ainda precisa garantir que os novos docentes não se sintam sobrecarregados e forçados a assimilar todas essas informações de uma vez”, alerta Maura Barbosa, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC e especialista em gestão escolar.
Outro ponto importante é a equipe gestora planejar esse primeiro encontro com os professores da casa. Leia mais sobre o tema em matéria especial do Portal Nova Escola