Menos de 1% dos cursos EaD conseguem nota máxima em avaliação do MEC

O Sinpro Mogi e Região reafirma sua convicção que toda perda de qualidade em conteúdos educativos são resultado da falta de valorização do elemento mais importante para a educação bem feita, que são os professores. 

Entre os presenciais, 492 obtiveram a nota 5. Número é 82 vezes maior que o de cursos EaD com a mesma nota. Enade 2023 avaliou 9.812 cursos de todo o país

Apenas seis dos 692 cursos na modalidade de educação a distância (EaD) avaliados pelo MEC conseguiram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023. O número equivale a 0,9% do total.

O Enade 2023 é o mais recente da série e foi divulgado nesta no dia 11 de abril. 

Um dos indicadores do exame é o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é usado para avaliar a qualidade da educação superior do país. Esse indicador é obtido a partir do desempenho dos alunos no Enade, da qualificação do corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos (como laboratórios) da universidade.

É o CPC que indica a qualidade do curso. Por exemplo, quando uma universidade diz que tem um curso de Direito nota 5 no MEC, é ao CPC que está se referindo.

O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos, das seguintes áreas:

bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins;

bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo;

cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

A avaliação considera satisfatórios os cursos que conseguem notas 4 e 5. Ao todo, 3.888 cursos atingiram a meta, mas apenas 100 deles eram cursos EaD.

Considerando também os cursos com nota 4, as formações presenciais consideradas satisfatórias somam 3.788. Ou seja, 41,5% de cursos presenciais avaliados pelo Enade 2023 conseguiram um desempenho satisfatório.

Já quando se leva em conta a categoria administrativa dos cursos com um bom desempenho, mais de 54% dos presenciais com nota máxima são oferecidos em instituições públicas, de âmbitos estadual ou federal.

Em contrapartida, todas as formações EaD que conseguiram a nota 5 são ofertados por instituições privadas com ou sem fins lucrativos.

Leia a notícia completa em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/04/11/menos-de-1percent-dos-cursos-ead-conseguem-nota-maxima-em-avaliacao-do-mec.ghtml