E-book gratuito explica a Educação voltada para a redução de riscos e desastres naturais

Uma pesquisa divulgada na COP 27, em 2022, e que ouviu 18 mil estudantes, entre 11 e 19 anos, do mundo inteiro (166 países), mostrou que 70% dos jovens não sabiam explicar a origem das mudanças climáticas e seus principais conceitos. 

No geral, eles achavam os conteúdos genéricos e não conectados a soluções específicas, mas gostariam de compreender melhor o assunto – 91% disseram querer entender mais sobre mudanças climáticas. Há, portanto, uma carência na relação entre oferta e demanda sobre divulgação de qualidade no que diz respeito aos assuntos socioambientais.

É por isso que especialistas ressaltam a relevância de promover a temática da Educação para a Redução de Riscos e Desastres (ERRD) nas escolas. Integrada de forma transversal ao currículo escolar, contribui para a sensibilização e empoderamento dos alunos e faz com que eles se tornem agentes ativos na busca por soluções sustentáveis, estimulando a reflexão sobre o mundo que os cerca. 

Seguindo essa mesma linha, tem se expandido a ideia de construção conjunta do conhecimento, com metodologias como a Ciência Cidadã por meio de iniciativas comunitárias e parcerias com autoridades. 

O Portal Nova Escola criou um material direcionado aos gestores escolares com definições e estratégias para o contexto escolar. 

Para saber mais e baixar, acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/22102/educacao-para-a-reducao-de-desastres-qual-o-papel-do-professor