Pesquisa divulgada na COP 27 em 2022, que ouviu 18 mil estudantes, entre 11 e 19 anos, do mundo inteiro (166 países), mostra isso: 70% não sabiam explicar a origem das mudanças climáticas e seus principais conceitos. No geral, os jovens achavam os conteúdos genéricos e não conectados a soluções específicas, mas gostariam de compreender melhor o assunto– 91% disseram querer entender mais sobre mudanças climáticas.
Para dar maior visibilidade para o tema dentro da escola, há até movimentações no Congresso brasileiro para que as discussões sobre mudanças climáticas entrem formalmente nos currículos escolares. O PL 2964/2023, protocolado na Câmara dos Deputados, sugere “incluir a educação climática como base da educação escolar”.
O assunto está em alta, mas como escolas já poderiam incorporar e estimular esse debate em sala de aula? O Portal Nova Escola conversou com especialistas para responder cinco perguntas sobre educação climática e ajudar os educadores a avançar na compreensão sobre o tema. Confira no link: https://novaescola.org.br/conteudo/22009/o-que-e-educacao-climatica-e-como-funciona