Dia do Folclore, Dia Internacional dos Povos Indígenas e Dia Nacional da Educação Infantil podem inspirar professores
Feriados, efemérides e datas comemorativas de agosto de 2024 são boas oportunidades para professores planejarem, com intencionalidade pedagógica, atividades que promovam as aprendizagens e incentivem o protagonismo dos alunos.
Para aproveitar essas datas, “deve-se pensar [a partir do] do seguinte ponto de vista: ‘O que o meu aluno está aprendendo? O que está sendo construído de conhecimento, enquanto estudamos essas efemérides que são tão importantes para o povo e também para a própria comunidade escolar?’”, afirmou em entrevista Fernanda Barbosa Nunes, membro do Time de Formadores da Nova Escola.
Principais datas de agosto
O Dia do Folclore, em 22 de agosto, permite explorar questões ligadas aos costumes, crenças e culinária típica. “A palavra-chave do folclore é diversidade. Vale analisar no planejamento: como eu posso explorar isso dentro dos componentes curriculares como História e Geografia?”, enfatiza Fernanda.
Agosto também conta com o Dia Nacional da Educação Infantil, no dia 25, o que pode representar a chance de realizar uma série de atividades com as crianças que estimulem autonomia e desenvolvimento.
Agosto também é marcado pelo período de volta às aulas e início do segundo semestre. É o momento de diagnóstico e planejamento para a escola identificar lacunas e, principalmente, planejar o restante do ano letivo para avançar aprendizagens e diminuir defasagens.
No portal Nova Escola tem uma lista das datas comemorativas e indicações de conteúdos. Veja aqui.